PROJETO

Pais, juntos pela vida no trânsito

SETEMBRO/2011

Diretor: Valdomiro Paulo da Silva

Diretora Adjunta: Maria Auxiliadora Machado Rodrigues

Equipe Técnica:  Dalva Maciel Regiori

                            Eliane Araujo de Oliveira dos Santos

                            Sandra Regina Palhano Lacerda

                            Terezinha Sami Pereira Aragão Borges

PCTE: Elizete Iran de Abreu Silva                                                        

Professores: Educação Infantil, 1º ao 9º Anos.

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º Anos dos turnos matutino e vespertino.

I - JUSTIFICATIVA
 

            O Projeto: “Pais, juntos pela vida no Trânsito” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).        

         Todos os anos o Detran (Departamento de Trânsito) de todos os estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana do Trânsito, assim como distribuem material informativo e realizam eventos sobre o assunto,demonstrando desta forma amor à própria vida e prevenção contra acidentes e infrações  no Trânsito.
         As abordagens da educação podem contribuir para que se consiga atingir os reais objetivos da Educação para o Trânsito e tendo em vista a necessidade de se realizar estudo e reflexão sobre o comportamento no Trânsito ao entorno da escola, bairro e rodovia  justifica-se a necessidade de se desenvolver o presente projeto.

 

II - OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver os valores essenciais à vida e à convivência social por meio da Educação para o Trânsito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer melhor as leis de trânsito;

  • Conhecer os principais sinais de trânsito;

  • Conhecer a função do guarda de trânsito;

  • Conscientizar às crianças e jovens como agir enquanto pedestres, ciclistas e passageiros

  • Despertar no aluno as virtudes importantes para a convivência em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.

  • Envolver alunos, pais e a comunidade escolar no trabalho preventivo sobre o trânsito;

  • Vivenciar o trânsito através de simulações.


       III - SITUAÇÃO DIDÁTICA

CONTEÚDOS :

 

      Regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; simulação de situações ocorridas no trânsito; frases de alerta com a confecção de um varal; músicas; poesias; filmes de instrução para melhorar a convivência no trânsito; pintura; * recorte e colagem; * confecção de cartazes individual e coletivo; atividades extraclasse com a participação de profissionais do ensino e de agentes do trânsito (SETRAN); passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito; confecção de um trânsito com sucatas; palestra (conhecimento/conscientização), escrita da palavra, TRÂNSITO e o seu significado.

 

METODOLOGIA:

 

  • Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.

  • Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do Trânsito através de fotos, músicas e vídeos.

  • Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.

  • Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre o “Trânsito”.

 

MATERIAIS DIDÁTICOS:


      Materiais utilizados nas realizações das atividades: quadro-de-giz; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cartolinas; papelão; espaço da sala de aula e pátio da escola; revistas; jornais; cola; brinquedos para a educação no trânsito; cds e fitas de vídeo; televisão; papéis; sucatas.

 

RECURSOS HUMANOS:

 

Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que  será atingida pelo presente Projeto:

- Equipe pedagógica da Escola;
- Equipe administrativa da Escola;
- Representantes da Secretaria Municipal de Trânsito;
- Representante do Departamento Estadual de Trânsito;


      IV- AVALIAÇÃO:

A avaliação do “Projeto: Pais, juntos pela vida no Trânsito” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”. Além disso, o professor e a equipe técnica da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos alunos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.
      Em dezembro os trabalhos servirão para sistematizar a organização das ações, permitindo uma análise acurada dos dados, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto.

 

  • SUGESTÕES  METODOLÓGICAS:

 

                      ATIVIDADES EM CLASSE:

 

 Educação Infantil ao Ensino Fundamental ( Pré-escola aos 5º anos)

      Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: (1) desobediência à sinalização; (2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus; (3) comportamento no interior do veículo; (4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e (5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

      Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como: (1) convivência entre as pessoas em sociedade; (2) a vida e a sociedade em que vivemos; (3) leitura e comentários da coleção de livros do cartunista Ziraldo; (4) interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade; (5) análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; e (6) estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo.

Para complementar tais atividades, sugerimos: (1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; (2) pesquisas em instituições públicas ou na internet; (3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas; (4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes; (5) realização de apresentações de teatro e dramatizações; (6) realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito; (7) criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; e (8) mapeamento do percurso escola/casa; e (9) apresentação de documentários em DVD.
      Informamos também que a equipe técnica da Escola terá liberdade para trabalhar esse Projeto de forma a potencializar os resultados. Dessa forma, os professores usar os seus conhecimentos e usa vivência prática para adaptar conhecimentos e sugerir modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo: (1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito, (2) Corpo de Bombeiros, (3) profissionais de saúde, e (4) Polícia Militar.
      Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência socio-cultural (Faria, 2008).

 

                     ATIVIDADES EM CLASSE:

 

 Ensino Fundamental (6º aos 9º anos):
 

• Ciências: simular acidente e primeiros socorros;

     ● Artes: confecção de materiais educativos como: placas, semáforos e veículos de papelão e dramatização sobre o trânsito;

  • História: abordagem sobre a evolução dos meios de transporte e das vias de acesso.

  • Matemática: situações-problemas que evolvam o trânsito.

  • Língua Portuguesa: leitura e interpretação de textos relativos ao trânsito e, também, redações e poesias.

  • Geografia: Urbanismo e a densidade demográfica.

  • Física: Movimento e a aceleração.

  • Química: Efeito das drogas nos condutores de veículos.

  • Língua Inglesa: Discussões sobre o trânsito no mundo atual, inclusive informando como é o trânsito em alguns países da língua inglesa

  •  Educação Física: Dramatizações sobre trânsito como atividades físicas.

              

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE:

 

Pré aos 9º anos
      Há uma grande possibilidade de atividades “Extra-classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais:

- Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização (faixas), placas e semáforos.

 

- Visita ao Departamento Estadual de Trânsito ou a Secretaria Municipal de Trânsito.

 

- Visita ao Corpo de Bombeiro para receber orientações sobre primeiros socorros.

- Visita às Unidades de Saúde (Hospitais, Clínicas, Postos de sáude etc. para observação de pessoas vítimas de acidentes no trânsito.

      Destacamos que as atividades práticas “Extra-classe” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos. Nessa perspectiva, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmos e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação com a realidade, de forma crítica e dinâmica. Há também o rompimento com a concepção de "neutralidade" do tema trabalhado, que passa a ganhar significados diversos, a partir das experiências sociais dos alunos (Faria, 2008).

 

CRONOGRAMA DO PROJETO

----------------- Cronograma do Projeto --------------------------
Etapas ---------------------Meses--------------------------------
----------Jan-Fev-Mar-Abr-Mai-Jun-Jul-Ago-Set-Out-Nov-Dez
1ª  ---------------- --- -- ----X ------- X -- X -- X --X -------
2ª  --------------------------------- X  -------------------- X --
3ª  ------------ X --X -- X -- X -- X -- X -- X -- X --X -- X -- X --
4ª  ---------------------------------------------------------- X --
5ª  ---------------------------------------------------------- X --

Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Elaboração do Projeto; 2ª - Divulgação do Projeto; 3ª - Atividades em “Classe” e “Extra-classe”; 4ª - Avaliação do Projeto.

 

                                                                                 BIBLIOGRAFIA

Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
BRASIL. MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília (DF).
Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP). Disponível em: http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
JESUS, DAMÁSIO. Notas ao art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro: Crime de Embriaguez ao Volante. Disponível em: http://www.transito.hpg.ig.com.br
Lobo, B.L. 2008. Projeto Trânsito. Disponível em:  http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html
Prefeitura Municipal de Gurupi / Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED). 2005. Projeto Educação para o Trânsito. Gurupi (TO). 14p.

Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida: uma analise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564
SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1047416
SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1214454
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Aldeia. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1226616
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1112201
SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Indígena Krahô-Kanela. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1246149
SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Guarda de Trânsito Mirim. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1395259

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Santos, W.B. 2008. Trânsito congestionado. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em: http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4378
Santos, W.B. 2008. Transito nas Escolas. Trânsito Brasil. Porto Alegre (RS). Disponível em: http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4377
Vieira, R.A.; Alencar, C.S.; Solotani, J.C.D.; Gabiatti, R.K.; Mulinari, S.R. (Coords.). 2008. Projeto Trânsito na Escola - Escola Lóide Bonfim. Disponível em: http://cidadeeducadora.dourados.ms.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Itemid=2
ZANOBIA, ADEMIR & SARDINHA, JOSÉ CARLOS. 2007. Código de Trânsito Brasileiro anotado e seus recursos. 2ª Edição. BH Editora.